Campeonato Brasileiro Serie A

Dani Alves com 50.9M  Seguidores Ocupa o Primeiro Lugar na Tabela de Influenciadores de Midia Social da PMPR no Campeonato Brasileiro Serie A

  • Flamengo é o clube mais influente nas redes sociais seguido por Corinthians e  São Paulo  FC

  • A audiência combinada nas redes sociais dos clubes e dos times na Série A é de mais de 359 Milhões

Audiências de mídia social do jogador - Série A do Brasileiro

Clubes - Top 10 Jogadores Por Clube

Audiências de mídia social do jogador - Top 10 Jogadores

Top 10 Jogadores - Twitter

Top 10 Jogadores - Instagram

Top 10 Jogadores - Facebook

Contas de mídia social de clubes

Audiência de Mídia Social do Elenco

Audiências de clubes e do conjunto de midia de cada jogador combinadas


Dani Alves, talismã do  São Paulo  FC, lidera a tabela da PMPR de  influenciadores de redes sociais na Série A do Brasileiro  (temporada 2020/21). O ex-craque  do Barcelona, Juventus e PSG  (50,9  M)  é o líder à frente do  rival do Flamengo Gabriel Barbosa  (12,9M) e de seu companheiro Filipe Luis  (6,8M).

Em quarto lugar geral está o veterano  meia do  Palmeiras  Felipe Melo  com  6,6M. Ele é seguido de perto por Diego (6,1M) do Flamengo  e  Ganso do Fluminense  (5,9M). Os únicos não brasileiros no Top 10 mais seguidos são o uruguaio  Giorgian  de  Arrascaeta  (4,1M)  e o atacante peruano Paolo Guerrero (4,1M).

O top 10 é completado pela dupla do Flamengo, o goleiro Diego Alves (3,7M)  e o meia Gerson  (3,5M).

O Flamengo lidera os canais de mídia social de clubes com  39 milhões de seguidores em suas contas oficiais no Twitter, Instagram,  Facebook, YouTube e TikTok.  Em segundo lugar , o terceiro  e quarto lugares são os gigantes  paulistas   Corinthians  com  25,4M  seguidores, São Paulo  FC  com  15,9M  seguidores  e  Palmeiras  com  13,3M  seguidores,  respectivamente. O ex-clube de Pelé, Santos FC, é o quinto clube com  9,3M de seguidores, seguido de perto pelo  Grêmio, de Porto Alegre (8,9M).

­A pesquisa e análise foi conduzida pela agência de relações públicas, digital  e agencia de futebol PMPR Excellence para analisar a influência das mídias sociais dentro da Série A do  Campeonato Brasileiro . A pesquisa registrou os seguidores dos jogadores brasileiros em suas contas oficiais  no  Facebook, Instagram e Twitter e clubes através do Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e  TikTok.

A pesquisa da PMPR também  analisou o alcance combinado das redes sociais para o conjunto de jogadores da elenco dos clubes da Série A do Brasileiro.  Ao medir o público no  Facebook, Instagram e Twitter para cada jogador da primeira equipe a  PMPR  criou uma Tabela da Liga de Mídia Social (veja  abaixo).   Em  primeiro lugar  está  o  elenco do São Paulo FC com um alcance combinado de  60,6M nas contas oficiais dos jogadores, principalmente graças aos  50,9M  de seguidores de Dani Alves. O  elenco do  Flamengo é o segundo com um público combinado de  57,7M  de seguidores, enquanto  o Palmeiras  é  um distante  terceiro  com  17,7M. O Atletico Mineiro  ocupa o quarto lugar com  13,1M  de seguidores logo à frente do elenco do Corinthians, às  12,10 M.

O menor público do time é  o  Esporte Clube  Juventude, cujo público combinadoé de  26 K mais de  2.300 vezes  menor que o São Paulo FC.

O público combinado dos clubes e elencos de jogadores da Série A do Brasileiro  é de mais de 359milhões de seguidores, o equivalente a mais do que a população do Brasil  ou dos  EUA.  O foi encontrado na pesquisa da agência de relações públicas, digital e agencia de futebol PMPR Excellence. A pesquisa somou o público de mídia social de jogadores individuais do elenco nos - (207M) Facebook, Instagram,  Twitter, juntamente com os canais oficiais de mídia social dos clubes de seguidores no  Facebook, Instagram,  Twitter, YouTube e TikTok (152M), para contabilizar um público total de 359M  

O editor das Tabelas de Influenciadores Sociais do Futebol da PMPR, Barry Thomson,  disse: "Temos o prazer de publicar uma visão geral abrangente da influência das mídias sociais dentro da Série A do  Brasileiro. O rei das redes sociais do Brasil é o astro global Dani Alves (50,9M), seguido pelas estrelas do Flamengo Gabigol  (12,9M) e Filipe Luis (6,8M)"

"O  enorme interesse e paixão pelo futebol brasileiro é demonstrado pelos clubes e jogadores que atraem mais de  359 milhões de  seguidores no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok, o que é notável quando se considera que o número é maior do que a população  total do Brasil ou dos  EUA."

Peter McLean,  Editor das Tabelas e Proprietário de Influenciadores Sociais de Futebol da PMPR, Presidente - Diretor de Excelência da PMPR Excellence comentou:  "O fator Dani Alves em São Paulo muda totalmente o cenário de influência social no Brasil. Além de suas consideráveis conquistas no futebol, ele também é um dos mais poderosos canais de comunicação de mídia do Brasil.

"O relatório mostra que muitos jogadores individualmente, como Dani Alves e Gabriel Barbosa (Gabigol), são empresas de mídia por si só. O poder dos elencos em comparação com os clubes também é interessante. Esses valores de mídia e de influência são importantes quando um jogador ou o elenco está negociando um contrato ou cronograma de bônus. Um teatro não abre suas portas sem os atores e eles legitimamente comandam uma taxa considerável de mídia e retorno financeiro.

"Esses números mostram a comunicação, o alcance comercial do futebol brasileiro e a oportunidade que o futebol oferece como janela comercial para o país Brasil para parceiros de televisão, patrocinadores e anunciantes.”


Audiências de mídia social do jogador

O jogador mais seguido na Série A do Brasileiro  é Dani Alves, do São Paulo FC , que construiu um  enorme número de seguidores (50,9M) durante uma carreira altamente condecorada em clubes icônicos como Barcelona, Juventus e PSG  (3 dos maiores mercados de televisão da Europa:  Espanhol população. 46,7M; Itália pop. 59,3M; França  pop. 65.3M, e seu uma destaque na Liga dos Campeões da Europa. Ele, é claro, também tem sido uma figura-chave a nível internacional para o Brasil por muitos anos. Dani Alves é o jogador mais seguido jogando no Brasil, nas três plataformas – Twitter (9,1M), Instagram (31,7M) e Facebook (10,1M).

O atacante Gabriel  'Gabigol' Barbosa, do Flamengo, é o segundo jogador mais seguido (12,9M), mas, notadamente, tem um quarto do tamanho de Dani Alves. Seus seguidores estão principalmente no Instagram (7,9M), enquanto o Twitter e o Facebook representam 2,8M e 2,2Milhões de seu público, respectivamente.

O jogador não brasileiro mais bem classificado na Série A  do Campeonato Brasileiro  é o talentoso uruguaio  Giorgian  de  Arrascaeta, do Flamengo,  com mais de  4,1milhões de  seguidores.

Audiências de mídia social do jogador - Série A do Brasileiro

Top 10 jogadores da Série A do BrasileiroPúblico Total

Gráfico da tabela Top 11 do PMPR de influenciadores das redes sociais do Brasileirão Série A

Campeonato Brasileiro Serie A - Onze Primeiros.jpg

Top 10 Jogadores - Twitter

Top 10 Jogadores - Instagram

Top 10 Jogadores - Facebook

Contas de mídia social de clubes

Canais de mídia social de propriedade dso clubes são plataformas-chave  para  os clubes se comunicarem com seus públicos, incluindo fãs, patrocinadores e a mídia.

O Flamengo é o campeão indubitável das mídias sociais de clube nos cinco canais analisados na pesquisa tabelas de influenciadores sociais da PMPR;  Twitter, Instagram,  Facebook, YouTube e TikTok. No total, o Flamengo tem um público de mais de  39M nas redes sociais,  significativamente mais do que o  segundo colocado  Corinthians  (25,4M) e o terceiro colocado São Paulo FC  (15,9M). De fato, o alcance do Flamengo é quase tão grande quanto Corinthians e São Paulo combinados (39M  v 41,3M). Os  cinco últimos clubes,  Red Bull Bragantino (817K),  Esporte  Clube  Juventude  (346K), América FC (MG) (321K), Atlético Clube Goianiense  (301K) e Cuiabá  Esporte Clube (MT) (271K) têm menos  de 1 milhão de seguidores em todas as suas  plataformas.

Audiência de Mídia Social do Elenco

Além de medir o alcance dos clubes e dos jogadores como indivíduos, a pesquisa da PMPR analisa o alcance coletivo do elenco de cada clube. Por essa medida, o SãoPaulo FC  (60,6M) tem o elenco de jogo mais influente nas redes sociais com um alcance combinado nas redes sociais, seguido de perto pelo  Flamengo  com  57,7M. Em  um distante terceiro lugar, está o Palmeiras com um público total de  17,7M.  

Audiências de clubes e do conjunto de midia de cada jogador combinadas

Combinando o alcance dos canais de mídia social do clube (Twitter, Instagram, Facebook, YouTube e TikTok) com o alcance de toda da soma de alcance de cada jogador do elenco (Twitter, Instagram e Facebook) um alcance total nas redes sociais pode ser determinado para cada clube.

As figuras combinadas do clube e do esquadrão colocam o Flamengo no topo da tabela com um público combinado de 96,8milhões  de  seguidores. O São Paulo FC  está na segunda posição com  76,6M,  com o rival  Corinthians  em terceiro, com  37. 7M,  à frente  do  Palmeiras  com  31M.

Brasil Serie A - Elenco - graph - POR.png

Isenção de responsabilidade. A PMPR tem procurado fazer todos os esforços razoáveis para garantir que os dados e análises  estão corretos após o final da temporada 2020-21. Todos os dados foram coletados  em abril de 2021 e fornecem um instantâneo na época. Envie quaisquer correções ou atualizações para  digital@prexcellence.com.  Deve-se notar que as pessoas podem, naturalmente, seguir vários jogadores e clubes em vários canais, de modo que esta análise mede o público total em vez de seguidores únicos. Alguns jogadores não têm contas de mídia social ou optaram por não ter perfis visíveis publicamente. Naturalmente o alcance é apenas uma métrica de influência, o engajamento é também  uma importante ferramenta de medição.

O conceito de Tabelas de Influenciadores Sociais de Futebol continua sendo propriedade exclusiva da PMPR Excellence Ltd. Se publicar extratos, por favor credite as Tabelas de Influenciadores Sociais do Futebol PMPR e por favor mencione nosso site www.prexcellence.com/football-social-influencer-tables

Peter McLean, Diretor Presidente da PMPR, comenta: "Gostaria de registrar meus agradecimentos aos meus associados Barry Thomson, Gordon Sheach, Osterne Feitosa e Rafael Bullara por excelente trabalho nesta iniciativa. Muito obrigado.”